AS Gerações de Consoles

Aqui você vai aprender sobre as 9 gerações de videogames

Magnavox

Ralph Baer com sua criação, o Odyssey, em 1972. A linha começa em 1972, com o Odyssey Magnavox, em sua versão conhecida como "Brown Box". O engenheiro americano Ralph Baer desenhou o protótipo em meados de 1966, mas só em 1971 ele foi licenciado para a Magnavox e lançado no ano seguinte Tal como os poucos arcades que já existiam, era um aparelho de extrema simplicidade: sem som, sem cor, para simular a cor de ambientes e texturas, como uma pista ou um gramado, era preciso colocar uma folha de acetato colorida sobre a tela da TV. Mais tarde, com a versão "Pong", foi introduzido áudio.

atari2600

A 2ª geração começa com o lançamento do Fairchild Channel F, primeiro videogame a usar cartuchos programáveis, como seria padrão por quase duas décadas seguintes. Com essa inovação, outras companhias como a Atari, Mattel e Magnavox lançaram seus aparelhos, nascendo junto a primeira guerra de consoles pra valer. Apesar dos games ainda serem simples, tinham ganhado variação em relação ao padrão Pong. As grandes desenvolvedoras floresceram e se firmaram, como Activision.

Nes

Como uma fênix, os videogames domésticos precisaram de uma bela chamuscada pra retomar a glória. E foi uma quase-estreante, a Nintendo — antes, só havia produzido o Color TV Game, na primeira geração — quem tomou a frente com seu Famicom (NES), considerado o primeiro videogame da nova era. A geração foi chamada também de "8-bit", hábito repetido pelo menos até a "geração 128-bit".

A "era 16-bit" teve a lendária guerra entre Sega e Nintendo, brigando pelo domínio palmo a palmo. Mas o início foi com a NEC, lançando seu PC Engine no Japão, com processador 16-bit para gráficos, mas CPU ainda 8-bit. Conhecido como Turbografx-16 no ocidente, ele anunciava o potencial da geração: conversões de arcade, numa proximidade inédita das máquinas profissionais. O Neo-Geo levou jogos idênticos ao arcade para casa (de uns poucos que podiam pagar seu alto preço).

Se com o fim anunciado da 4ª geração podia-se pensar que a guerrinha Sega x Nintendo continuaria com seus novos filhotes, Saturn e Nintendo 64, isso mudou quando a Sony passou de esnobada do mercado — seu projeto para entrar no ramo em parceria foi rejeitado por Nintendo, Philips e Sega — à dona da *orra toda. Graças às vantagens competitivas (falta de concorrentes de peso no lançamento, preço mais baixo, arquitetura mais interessante para desenvolvedores) e ótimos jogos, o PlayStation disparou na preferência desde o início.

Vivida entre a virada do milênio, foi a era em que vimos a partida da Sega, que ainda tentou manter-se com o excepcional Dreamcast, um dos mais inovadores consoles já criados, com jogos online sendo a maior novidade, ainda através de conexões humildes. Surgiram os DLC de forma mais organizada (antes ocorreram esporadicamente, como nos conteúdos distribuídos via Sega Channel e SatellaView).

Em 2005, a Microsoft abriu a geração com o lançamento do sucessor de sua "caixa", o Xbox 360, ganhando a rivalidade da Sony com o PlayStation 3 um ano depois, e logo em seguida veio a Nintendo com o Wii. Todos com grandes avanços: jogos em alta resolução, serviços em rede mais sólidos, execução de filmes em BD (Blu-ray) e, no caso da Nintendo, uma variação nos controles — decisiva para sua retomada da liderança de vendas

Não dá pra comentar muito, afinal ela acabou de começar "de verdade" — o Wii U foi lançado em 2012, mas só no final de 2013 vimos os competidores lado a lado. Ao menos por enquanto, não parece haver uma grande inovação; o controle do Wii U não deve ser suficiente para abalar estruturas como o Wiimote, apesar da ideia interessante. Morpheus, da Sony, e Fortaleza, da Microsoft (além do Oculus VR) estão sendo esculpidos, e talvez os óculos de realidade virtual comecem a botar as mangas de fora; vai demorar um pouquinho pra ter um bom aproveitamento da tecnologia, mas ao que tudo indica, a próxima revolução deve nos levar "pra dentro" dos games.

A geração mais atual de consoles tendo como principais consoles o PlayStaition 5 e o Xbox Series S/X